segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Morando nos Estados Unidos


Olá Pessoal,

Na medida do possível sempre vejo os e-mails e recados no Orkut e no meu site. Fico muito feliz com o carinho e atenção que recebo de todos vocês. Infelizmente, não estou conseguindo responder com a velocidade e dedicação individual que cada um de vocês merece. Prometo que continuarei tentando e vou colocar todos os recados em dia.

Agora que descobri esta "ferramenta" chamada BLOG, vou utilizá-la para manter contato e responder as questões ou dúvidas de vocês (internet/orkut). Desta forma todos terão acesso e posso atendê-los com mais atenção.

Tenho recebido diversas perguntas com referência aos Estados Unidos (USA), como morar aqui, como é, oportunidades de carreira, vida, etc. Vou responder algumas questões agora, mas estarei sempre acrescentando pontos que considero importante.

Começaria dizendo algo que aplica-se a tudo na vida. Quando você tem um sonho, seja ele qual for, não permita que determinadas palavras atinjam o seu sonho interior como: "é impossível", "não vai dar certo", "você não tem talento", "não tem dinheiro", enfim "não conseguirá". Isto servirá apenas para dar mais força e motivação para provar que tais pessoas estão "redondamente" enganadas. Siga o seu coração e não desista jamais, porém não esqueça que temos sempre que escolher e lidar com os resultados dessas escolhas.

Aconteceu comigo, ouvi tantas pessoas dizerem que não valia a pena, que era muito difícil vir para cá, etc. Se tivesse acreditado nelas, nenhuma de tantas experiências maravilhosas teriam tornado realidade. Tentei, errei em alguns aspectos, mas aprendi e tentei de novo. Detalhes da minha trajetória, eu vou guardar para o livro que pretendo lançar em breve, rssssss.

Por experiência própria: acreditem nos seus sonhos.

Bom, dito isso, entendam que para ter resultado nos USA, você deve estar comprometido com isso. A cada dia tudo é mais dificil, restrições de imigração, segurança interna, etc. O que por sí só dificulta a chegada ao pais. Eu não recomendo as pessoas virem ilegalmente para os USA, pois existe uma dificuldade muito grande em viver na ilegalidade, sem documentos para trabalho, carteira de motorista e facilidades que não existem, sem considerar a exploração destas pessoas por empregadores inescrupulosos e a possibilidade sempre presente de deportação. É claro, que algumas pessoas não tem outra alternativa e arriscam. Ai que entra o quanto você quer, porém o "candidato" deve estar preparado para lidar com o sucesso ou o fracasso.

Eu recomendaria que se existe uma possibilidade de vir aos USA como estudante para um curso durante um tempo e nesse periodo buscar contatos (networking) e oportunidades de trabalho, sem dúvida, seria o ideal. Basta alguem acreditar em você, em seu talento, força e trabalho que tudo é possível.

Acredite em você antes. Ninguém na estória da humanidade foi ou é bem sucedido sem ter tido o apoio de alguém em algum momento da carreira e não acredito em alguém que diga o contrário.

Planejamento é muito importante. Quando eu decidi vir para em cá 1988, dediquei-me 24 horas a este projeto e somente viria depois de minha formartura em direito (1992) , parece que foi ontém. É fiquei 4 anos planejando e pensando constantemente neste único objetivo. Em 1993 vim para Los Angeles e por razões que contarei no livro não fiquei em Los Angeles. Retornei a Porto Alegre e entendi a sensação de desistir do maior sonho da minha vida. Trabalhei dobrado e com mais força ainda para encontrar um ponto de apoio, alguém que acredita-se e me ajuda-se a começar. E assim começou a vida em Nova Iorque. Muita luta, muitos sacrificios, mas sabia a sensação da derrota, da desistência do meu maior sonho, não tinha a opção de desistir. Esta estória não é particular minha, é a estória de cada imigrante, em qualquer momento do tempo e espaço, seja um brasileiro nos USA em 1995 ou um italiano no Brasil em 1900. Esta motivação é necessária em tudo e principalmente para começar uma vida nova em qualquer pais.

Planejamento - decida um curso que você deseja fazer, encontre pessoas de confiança que ajudem e apoiem, basta uma pessoa para fazer diferença neste começo. Não precipite-se, senão tiver dinheiro, trabalhe e economize cada centavo, senão for possivel economizar economize assim mesmo, pois este é o seu objetivo. Nada é impossível, principalmente para você. Lembre-se basta encontrar alguem que veja em você o seu desejo indomável de alcançar o seu sonho. Se você acredita em você, outras pessoas acreditaram também.

Sabendo o que deseja, planejando a viagem, tendo algum apoio ou provavelmente até mesmo a escola aqui nos USA, você estará pronto para começar a trilhar este caminho.

Lembre-se falar a lingua é fundamental. Se você não fala inglês, aprenda antes de vir, se fala um pouco e não é tímido(a), então você conseguirá aprender a lingua sem problemas. Se for tímido, deixe de ser tímido, pois como eu você será obrigado a aprender, mudar, adaptar-se. Não tenha medo de nada.

A vida aqui não é muito diferente do Brasil, após uma adaptação incial você entra na rotina muito rápido. Se a cidade de destino for New York, ou você entra no ritmo ou a cidade te engole, não existe outra opção. Como diz a música, se você consegue em NY consegue em qualquer lugar. É verdade. As outras cidades são mais tranquilas, guardadas as devidas proporções.

Existem muitos brasileiros em todos os lugares e portanto a possibilidade de fazer novas amizades está sempre presente e o próprio ambiente de escolas é propício para tal.

O que posso dizer para encerrar esta postagem é que considero essencial uma experiência de vida no exterior, NY é um local fantástico, assim como outras cidades. Busque sempre estas novidades e navegue além das fronteiras da sua zona de conforto.

Terei o maior prazer em responder quaisquer comentários colocados nesta postagem.

A propósito, ao lado estou colocando algumas fotos minhas de vários momentos nos USA.

Obrigado! Boa viagem!

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá Anselmo,
De todos os seus post realmente esse foi o que mais me tocou.
Estou à 3 anos planejando e economizando para realizar o meu sonho de estudar em Vancouver - CA.Muitos são contra então fico feliz de saber de um grande profissional que estou dando o passo certo, mesmo tendo a certeza que não mudaria.
De verdade, tudo o que vc descreveu como base para um bom início no exterior eu tb já tinha pensado e me programado.Para vc ter idéia estou em contato com o Tiago (O aprendiz 4) para poder levar o produto DryWash para lá entre outras coisas.
Gostaria de pedir se for possível que vc pudesse deixar um post sobre network de experiências suas...Fica com Deus irmão!
Renan Alves

Anônimo disse...

Estes conselhos valem e muito - muiot legal vc estar compartilhando estas idéias posi conheço muita gente que acha que nada dá certo, que sonhos são sonhos e acabou e etc - Como se diz, devagar se vai ao longe, com muito trabalho, dedicação e esforço todos podem chegar lá

um bjo enorme e que 2008 seja mais um ano cheio de alegrias, realizaçõs que vc merece !!!!!
Fica na Paz

Maria Helena - Curitiba

katinha disse...

É verdade...
Quando se tem um sonho vale a pena lutar ao máximo para conquistá-lo.
Eu ainda estou lutando. Não pretendo sair do Brasil, mas achei o seu post muito válido pro que estou passando nesse momento. As vezes bate aquela fraqueza, mas existem pessoas que me inspiram a seguir em frente. Vc é uma dessas pessoas. Não vejo a hora de poder ler o seu livro! =]

Falando em livros.. tem algum livro sobre carreira que você indicaria?

bjs

katia numakura

Anselmo Martini disse...

Olá Renan,

Fico feliz com o seu recado. Com o maior prazer. Você que eu fale um pouco sobre as minhas experiências com "networking" neste periodo aqui. Ou seja, como conheci pessoas e gerei oportunidades? Seria isto? abraços!

Anselmo Martini disse...

Obrigado Maria Helena! Vou fazer o possivel para passar cada vez melhores informaçoes. Este será um ano maravilhoso. Feliz 2008 para você! bj Anselmo

Anselmo Martini disse...

Olá Katia, muito obrigado pelas suas palavras. Nao desista, pois a força está com você. Parece até Guerra nas Estrelas, mas apesar de ser um filme está correto. Todos temos momentos de tristeza e fraqueza, porém a capacidade de reagir e ultrapassar as dificuldades sao inerentes a todo o ser humano. Desenvolva a sua a cada momento. É uma pena que este tipo de educaçao nao é passada as crianças no Brasil.

Quanto a um livro, existem diversos livros de carreira, porem vou ser sincero com você. Eu nao acredito nestes tipos de livros. Acredito em 2 tipos de livros, aqueles que transmitem boas energias, que falam com o seu espirito que diz que você pode tudo, acredite em voce e a sua carreira vai deslanchar. Claro que com trabalho e dedicação. E os livros de biografias de pessoas famosas e bem sucedidas. Nao importa quem é. Faça um teste, escolha 2 pessoas que você tenha muita admiracao. Leia e pense. Voce verá o quanto de dificuldades estas pessoas enfrentaram para atingir os seus objetivos. Este tipo de exemplo é o melhor guia de carreira, através da inspiraçao dos ideais. Leia uma biografia séria e nao acredita nao biografias que pintem um cenário de conto de fadas, pois neste caso não é uma biografia séria.

Sucesso e prosperidade!

bj,
Anselmo

Anônimo disse...

Olá Anselmo,
Como diz o Chaves:
Isso, isso, isso...rsrs
Abraço!

Anônimo disse...

Como sempre Anselmo, você me surpreende a cada resposta!!!

Temos muito em comum!!! O engraçado é que eu sempre dizia isso, sobre os livros que eu leio!!

Apesar de ser criticado algumas vezes por pensar assim... mas eu continuo firme!!!

;) Continue assim amigo!! Com certeza você é uma das fontes de inspiração para mim e uma das pessoas de grande humildade que conheço!!!

Sucesso!!!

Anselmo Martini disse...

Cabral, valeu pela força! Fico feliz em saber que nao sou o unico a pensar assim, rsssss. Pelo menos nao estamos sozinhos.

O mais importante é aprender pela experiência nossa ou dos outros, evitar cometer erros e acertar o máximo possivel. Terminar o primeiro tempo com saldo positivo e manter sempre assim.

Agradeço muito as suas palavras. Muitas vezes julgamos uma pessoa por uma imagem tanto para o lado positivo como negativo, quando na verdade existem pontos muito mais profundos.

Eu estou a cada dia aprendendo com as experiências e com as pessoas que conheço tanto pessoalmente como atraves de e-mail, orkut, blog. É algo muito rico poder contar com o carinho de pessoas como você. Te agradeço muito pelo tempo de escrever para mim e opinar no meu blog.

Em breve pretendo colocar um livro nas bancas contando uma estória de uma maneira diferente que tocara a todos.

É isso por hora.

Abraços!

Anônimo disse...

Olá Anselmo td bom?
Gostei muito de ler o que vc postou hj, pois é o que eu realmente penso. Já estou planejando ir p os EUA. Eu gostaria de saber se é fácil arrumar emprego nos Eua, e para quem vai sozinho do Brasil, qual lugar é melhor p eu fikar???obrigaduuu.Mande p meu e-mail:tainagaio@hotmail.com valeu!

Gisele disse...

Olá Anselmo...gostei muito de como vc fala da sua experiência e sua determinação para alcançar seus objetivos. Acho que quando temos um sonho temos que correr atrás mesmo e vc já é um vencedor.
Também tenho o sonho de ir para os USA e ao ler sua postagem me empolguei bastante...boa sorte...abraço
Gisele