segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Aprendiz 3 e o Touro Mecânico

Olá Pessoal!

Hoje moro Los Angeles, mas muito breve estarei trazendo novidades para o Brasil.

Com a estréia do Aprendiz 5 resolvi falar de um assunto interessante que não é conhecido na sua integralidade pelos telespectadores do programa O Aprendiz: a famosa história do touro mecânico na prova Activia do Aprendiz 3.

Não tenho dúvidas de que a idéia não foi das melhores [-lição aprendida-], porém existe algo chamado edição de imagens - o que significa que muitas imagens não são usadas ou levadas ao ar, até mesmo por questão de tempo e desenvolvimento do programa.

Alguns pontos merecem serem mencionados. São os seguintes:

Nos primeiros momentos da tarefa, percebi que o touro não funcionava, não era adequado e não somava aos nossos esforços. Tomei a decisão unilateral de cancelar o touro e comuniquei a líder Karine que imediatamente concordou comigo. Como o brinquedo já estava totalmente e devidamente pago, incluindo contra acidentes achamos que não teria mal em deixar a disposição das crianças e visitantes para brincar gratuitamente no pátio do supermercado.

Tendo isto em mente disse ao operador que fica-se a disposição do público. O movimento e interesse do público que era pequeno foi fraco e naturalmente o operador teve o seu dia monôtono e pago a seu dispor. Esta é a verdadeira e real origem da cena mostrando ele parado ou dormindo. Naquele momento o touro já estava fora de cena havia tempos. O touro foi apenas utilizado durante o teste realizado pelo Max aos olhares de um cliente logo no começo do dia. Daquele momento em diante a equipe focou, apenas nas vendas e nos brindes. Obviamente seria impossível mudar a estratégia naquele momento.

Importante ressaltar que alcançamos um total de venda em valores e unidades superior aos dados da outra equipe que infelizmente não foram ressaltados a altura por todos os membros da equipe Alliance.

O produto Activia tem como foco o mercado feminino, porém também pode ser utilizado pelos homens o que era um alvo secundário da campanha. Cliente tinha estabelecido isto e constava do dossie.

A idéia do touro tinha como alvo passar a alegria, sensação de felicidade e saúde que o produto fornece. Houve um erro que foi ajustado imediatamente no começo do dia. Por isso não existia nenhuma imagem da equipe no touro. Nunca o utilizamos.

Tendo como foco a alegria e saúde outras idéias foram abordadas e discutidas envolvendo outros brinquedos como o Tombo Legal etc.

Existe sempre críticas corretas a idéia do touro mecânico, mas aos bons observadores, é claro que esta foi a única falha que tive durante o programa inteiro, pois nenhuma outra foi mencionada e para ser justo depois 3 1/2 meses de gravações sob pressão e competição constante é uma ótima marca.

Os participantes sabem o quanto é difícil lidar com as resistências e pressões que tendem a provocar tentativas de seguir atalhos ou comprometer-se. Todos os participantes tem acertos que não são mostrados. Por exemplo, não foi citado que a campanha da Claro partiu do meu conceito com uma conversa com o Nakao (notem uma pequena cena que Karine diz "idéia dele") apresentação etc. Não é necessário ficar levantando acertos, porém quando existe uma crítica constante de que não tenho criatividade é necessário informar sobre este pontos.

Outro ponto que ninguém percebeu é que vinhamos de 3 ou 4 vitórias seguidas e cada vitória envolve o desgate natural e acumulado das provas e das viagens de recompensa somadas as filmagens constantes. Todos estavam extremamente cansados e drenados fisica e mentalmente o que prejudica a criatividade coletiva da equipe. Não considero como justificativa, porém vivemos e aprendemos rs rs.

Este é um esclarecimento que considero interessante ainda mais durante esta nova temporada do Aprendiz.

Existem muitas informações que os fãs do programa não conhecem e que adoraria compartilhar através do meu Twitter @AnselmoMartini.

Obrigado pela oportunidade.

Grande abraço e beijos a todos!

9 comentários:

Rodrigo Bender disse...

E aí Anselmo? Bem, aquela prova foi a única que eu não vi daquela temporada e quando me contaram pensei: "Po, que sorte, teria me decepcionado com o Anselmo e o Max", que eram os meus candidatos favoritos. E parabéns pelo teu aniversário. E sabendo que tu, como eu, é gaúcho, me responde: Tu é colorado ou gremista?
Boa noite e espero um dia te conhecer pessoalmente.

Unknown disse...

Oi Anselmo! Foi muito bom vc ter postado o que aconteceu nesta prova.Muitas pessoas criticaram a atitude de vcs nesta prova, naquela época....muitos criticam os aprendizes do atual programa, mas muitos não pararam para pensar que o programa é editado e que nem tudo vai ao ar. Concluindo somente quem está lá e que sabe o que realmente acontece...! Eu acompanhei o Aprendiz 3 e torci muito por vc.....e continuo torcendo pelo seu sucesso....por isso sempre admirei todas as suas atitudes durante o programa. Adorei seu post!!!!Beijossss...Jú

a Freire disse...

Sem comentários, a idéia do touro foi triste, muito mesmo...
Porém deve-se levar em conta a pressão do programa, e sua(Anselmo) trajetória no aprendiz que supera a famosa idéia do Touro, e como supera...

a Freire disse...

Muitos acham que não cometeriam esse erro, eu tenho certeza que poucos cometeriam os mesmos acertos...(ou esse assunto é irritante, ou sou puxa saco mesmo, quiçá os dois)

Cristianne disse...

Sem jeito de comentar um negócio aqui, mas... vamos lá!
Se não me falha a memória o touro mecânico foi naquela prova do Activia né?
Bem... vamos pensar. Encarar um touro mecânico estando "em dia" já deve ser o "uó". Imagine enfrentá-lo estando "presa"?
Então... quem estava com o Activia em dia, podia se aventurar. Quem não...

;)

Beijocas e sucesso sempre!

Unknown disse...

Anselmo, não é necessário voltar a isso.... pode dormir tranquilo, até pq vc tem sido exemplo para grandes covardes- como eu - se encararem no espelho e enfrentarem a dura realidade de aceitarem a realidade sem brigarem - de verdade - por aquilo que almejam. Sou sua fã e -pq não?- tiete. abraço!\o/

a Freire disse...

"Anselmo, não é necessário voltar a isso.... pode dormir tranquilo, até pq vc tem sido exemplo para grandes covardes"
Aí eu botei fé...

Anônimo disse...

É Anselmo, só quem esteve lá pra entender... Para quem assiste, é muito fácil criticar, até nós mesmos hoje somos espectadores do Aprendiz 5 e estamos vendo por outro ângulo agora.
Todo o processo que envolve o programa é desgastante, derrotas, viagens, tarefas rápidas, pressão... Se pudéssemos voltar no tempo teríamos feito muitas coisas diferentes, mas o momento era aquele e por acaso estava sendo filmado e depois muuuito editado. As coisas fora do contexto geral podem mudar e muito.
Bjs e avise quando estiver no Brasil!

Luisa Gontijo

Anônimo disse...

Olá Anselmo, tudo joia?
Acompanhei sua trajetória no aprendiz e gostei muito do seu perfil...
Encontrei seu blog sem querer, mas foi ótimo, vou visitar aqui sempre!

Até!