domingo, 30 de dezembro de 2007

Advogando nos EUA - Practicing Law in the U.S.





Caros colegas,

Recebi algumas perguntas com referência a prática do direito nos EUA e quais são as minhas sugestões para um advogado/bacharel brasileiro exercer a profissão aqui.

O primeiro ponto é diferenciar entre os sistemas jurídicos do Brasil e Estados Unidos. O Brasil segue o sistema civil e os EUA o sistema baseado no costume "Common Law".

Para exercer a advocacia nos EUA, o advogado/bacharel brasileiro deve verificar os critérios de inscrição para a Ordem correspondente ao estado americano desejado. O direito aqui é regionalizado. A titulo de facilitar a redação toda a vez que eu referir a advogado, por favor entenda: advogado ou bacharel brasileiro.

Alguns estados não permitem que advogados de outro país prestem exame de banca (Bar Exam), sendo praticamente a grande maioria, porém tendo sido aceito por outro estado e praticado naquele estado por um número de anos, pode tornar o candidato elegível para o exame.

Os advogados de paises como Inglaterra baseados no costume não possuem esta necessidade.

Bom, a título de diferenciação vou fixar-me em 2 estados que permitem que advogados vindo de paises como o Brasil prestem o exame da ordem. Estes são os principais e os mais liberais. California e New York, e também os 2 exames mais dificeis. Outros estados como Pennsylvania também permitem.

Cada ordem regional tem os seus requisitos e portanto é necessário verificar cada Ordem (Bar Association) em separado.

Neste ponto, a Ordem da California e New York divergem em um ponto fundamental.

A Ordem de New York exige que o advogado tenha o correspondente a 24 créditos em uma universidade de direito americana credenciada. Este número de créditos corresponde a 1 ano de período integral. Este número de créditos pode ser dividido nas matérias que o aluno desejar. Neste caso, uma pesquisa das universidades de direito de New York é necessário para encontrar aquela que melhor atenda o interesse, condição financeira, local e outros critérios do advogado candidato.

Cada universidade tem os seus critérios específicos de ingresso e o inglês com prova do Toefl é fundamental. Uma vez aceito, basta estudar e se formar. É importante ressaltar que algumas universidades tem apenas os 24 créditos disponíveis, porém outras oferecem o título de LLM (Legal Letter Masters) que corresponde a um Mestrado em Direito que também corresponde aos 24 créditos e é plenamente aceito, portanto um plus ao currículo do advogado. Tudo isto deve ser analisado pelo advogado quando planejar seguir este caminho.

A Ordem da California, porém não exige estes créditos e nem o título qualquer advogado, desde que aprovado pela ordem (após analise do curriculo e credenciais) pode prestar o exame e sendo bem sucedido obter a licença para advogar no estado da California. Esta é uma das razões, porque o exame da California é o mais difícil.

Uma vez na universidade ou até mesmo estando aqui, diversas oportunidades de estágio com escritórios existem. Basta conversar com a universidade ou verificar o site de cada escritório, pois todos tem departamentos especializados.

Um ponto muito interessante é que uma vez formado a imigração dos EUA permite ao formando que permaneça no EUA por 1 ano com autorização de trabalho. Esta é uma oportunidade muito interessante, pois o advogado pode ser contratado e patrocinado por um escritorio americano para permanecer no pais. Uma oportunidade espetacular de futura carreira.

Existem cursos de Paralegal que é um curso independente de preparação de assistentes para advogado. É um curso que eu recomendo, para quem quer ter uma ideia do sistema americano, porém não possui recursos para um curso em universidade e pretende voltar ao Brasil. Funciona como uma forma de passar um tempo nos EUA, voltar com um diploma e conhecimentos de um sistema jurídico diferenciado.

Em resumo, o caminho seria o seguinte:

1. Definir qual o estado americano que deseja.
2. Pesquisar os critérios da Ordem Regional.
3. Escolher um estado que permita o ingresso de advogados.
4. Pesquisar a universidade, inscrever-se.
5. Fazer o curso (1 ano - integral) ou mais tempo (meio-periodo)
6. Formar-se
7. Estudar para o exame da ordem

Este é o roteiro.

Qualquer dúvida dos colegas. Estou a disposição.

A sorte está lançada!

Abraços a todos!

17 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, tem como vc passar mais informações pra quem cursa direito aqui no Brasil, mas quer se transferir para os USA?!?
do tipo de quais créditos que fazemos aqui, que poderemos eliminar nos USA,
E o periodo de duração do curso, e quais atributos sao avaliados para essa duração!
Obrigada

Afonso Luciano disse...

Amigo, sua publicação foi de bastante valia para a minha pessoa, pois pretendo estar indo final deste ano para os EUA fazer mestrado e futuramente advogar.

Porém, estou indo para a Flórida, e gostaria, se possível, que você me tirasse a dúvida de como é o procedimento lá para que eu possa advogar. Seria preciso estudar 1 ano ou basta fazer uma prova, e se é permitida essa possibilidade de um advogado brasileiro advogar no estado da Flórida!?

Muito grato...

Unknown disse...

Muito obrigada pelas dicas!
Eu sou formada em direito, acabei de passar na oab, e estou me mudando para a pensylvania para me casar com um americano.
Como meu diploma de high school foi emitido por uma escola da propria PA (pq fiz intercambio), eu ainda sim precisaria fazer o Toefl?

Unknown disse...

Alselmo muito obrigada pelas valiosas dicas!Sou formada em Direito aqui no Brasil e estou pensando em fazer o curso de paralegal nos Estados Unidos.Meu inglês é fluente e tenho o TOEFL, mas mesmo assim, enquanto estiver por lá, vou fazer também um curso de inglês jurídico para entender melhor os termos técnicos.Vou pesquisar umas Universidades em NY.
Muito agradecida, Erika.

Ticy Gomes disse...

Prezado Anselmo,
Soue studante de Direito tenho ingles fluente e TOEFL, gostaria de saber se há informações se o estado de Illinois aceita advogados estrangeiros. Grata

Anônimo disse...

Anselmo, obrigada pelas informações! Deus o abençõe!!!

Kelly

Unknown disse...

Olá Anselmo, eu sou advogada no Brasil e estou indo morar nos EUA porque vou me casar com um norte-americano. Vou residir no Estado da Califórnia. Fiquei em dúvida quando a análise de documentos necessários para realizar o exame lá. Preciso levar comprovante de colação de grau, coisas assim, ou só comprovar que estou inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil já é suficiente?
Muito obrigada desde já.

Att.
Camila

Maklar disse...

Olá Anselmo! Há algum tempo venho estudando a possibilidade de trabalhar com a advocacia nos EUA. Estou formando agora no final do ano, já passei no exame de Ordem aqui no Brasil e já tive o trabalho científico (TCC) aprovado. Hoje presto assessoria para dois juízes simultaneamente, um estadual e outro federal (há quase dois anos). Enfim, abraçaria a oportunidade de advogar nos EUA, pois quero ser fluente no idioma e viver essa experiência. Seria unir o útil ao agradável. Caso possa me indicar alguns escritórios de advocacia da Califórnia ou em Nova York ficaria grato.
Atenciosamente,

Mícolas Viana.

SIMONE disse...

Prezado Anselmo, este assunto me interessa e como você está bem informado, talvez possa me orientar. Gostaria de saber qual é o procedimento na Florida USA, tanto para atuar como advogado e como paralegal?
Obrigado.
Simone

giovanna disse...

Olá Anselmo,

Gostei muito da sua explicação...Pela primeira vez encontrei um texto simples e informativo que me fez entender um pouco mais sobre o assunto! Meu namorado mora em LA e pretendo me mudar quando acabar a faculdade de direito em 2019 e gostaria de saber se esse curso de 1 ano é para ajustar o advogado brasileiro as regras e leis americanas...Faz alguma diferença ter passado na OAB para os americanos? Obrigada

Desirée Ely disse...

Olá Anselmo,

Gostaria de saber se é melhor ingressar em uma universidade para fazer um mestrado e posteriormente realizar o exame da ordem, ou fazer o curso de paralegal, tentar um emprego em um escritório e então tentar prestar a ordem.

robertinhomarciano disse...

Olá Anselmo, não sei se já perguntaram isso anteriormente, mas sou Bacharel em Direito e estou indo para Orlando/FL, e gostaria muito de fazer esse curso de Paralegal. Queria saber de você se qualquer bacharel em Direito pode fazer esse curso, e se não há necessidade de ser cidadão americano ou de possuir o Social Security. Obrigado.

Anônimo disse...

Onde fazer o curso de assistente jurídico para poder trabalhar no EUA?

luiza villar disse...

Prezado Anselmo, boa noite.
estou fazendo uma monografia a respeito da função paralegal e sei que, nos EUA, é uma profissão ja bastante sólida. Por um acaso, você me indicaria alguns sites para que eu encontre noticias e explicações a respeito da função paralegal nos eua?
agradeço desde ja sua disposição.

email: lumajvoi@hotmail.com

Unknown disse...

Oioi, gostei bastante do post, mas fiquei com algumas dúvidas.
É o seguinte: O bar exam da CA exige menos requisitos, mas é o mais dificil, e o de NY exige mais requisitos e é menos dificil, certo?
Qual outro estados dos EUA que estrangeiros advogados formados no Brasil pode investir, fazer um LLM e tentar o BAR EXAM???

Att,
Nabila.

email: nanamelhem@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, você pode indicar cursos de paralegal em NY? Para fazer esse curso também é preciso ter certificação do Toefl (qual a pontuação mínima)?

Unknown disse...

Gostaria de saber se com o Curso Paralegal é possivel obter um emprego com alguma facilidade.